Tecnologia

2 de Dezembro de 2020

Image

Açores no pódio de competição internacional

O Azores Digital Innovation Hub (AzDIH), coordenado pela Associação Nonagon, colaborou, de 27 de novembro a 2 dezembro, na realização do Agrisland Hackthon, evento online organizado pelo Canary Island Digital Innovation Hub (CIDIHub).

Esta Hackthon, cujo objetivo se prende com a criação de soluções digitais que apoiem o setor agroalimentar nas ilhas europeias (principalmente na Madeira, nos Açores e nas Canárias), contou com 42 participantes de 6 países, designadamente Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru, distribuídos por 16 equipas, duas das quais dos Açores – AgroAzores e Azores Equilibrium.

Ao longo dos quatro dias de evento, que contou igualmente com a colaboração do Digital Innovation Hub da Madeira (Madeira DIH), as equipas a concurso tiveram a oportunidade de trabalhar em cinco principais e sequenciais aspetos: ideia, arquitetura, proposta de valor, mercado e pitch, para além da atividade transversal de desenvolvimento técnico da solução digital.

Em segundo, lugar foi premiada a AgroAzores, projeto a concorrer pelos Açores composto por Nuno Miranda, Paulo Pimentel, Fernando Nunes e Bernardo Borba, colaboradores da Tetrapi Creative Solutions, empresa sediada na comunidade empresarial do NONAGON.

AgroCanarayFood foi a grande vencedora desta Hackathon e o terceiro lugar foi atribuído à Agrimola.

Para além das equipas participantes dos Açores, a Hackathon contou com uma mesa redonda destinada a identificar os principais constrangimentos digitais do setor agroalimentar, com a intervenção de Silvia Bulhões, da TERRA VERDE. Como mentor da área agroalimentar, pelos Açores esteve presente Gonçalo Andrade da Genius Grow, como mentor tecnológico participou Milton Moura, da Tetrai Creative Solutions, e Venicio Ponte, da Custom Project, integrou a equipa de jurados.

Hatckathons, são, tradicionalmente, maratonas de desenvolvimento de tecnologia que se baseiam na iniciativa de voluntários em desenvolver um software específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

O Agrisland Hackathon é uma iniciativa financiada através do convite à apresentação de propostas “RESPOND” do projeto SmartAgriHubs, com o objetivo de mobilizar o ecossistema e propor soluções digitais que façam frente à crise causada pela COVID-19 e ao seu impacto no setor agroalimentar em geral.