Inovação

28 de Setembro de 2021

Image

Criada aliança para acelerar a transformação do espaço de dados

A Fundação FIWARE, com a Gaia-X – European Association for Data and Cloud, a Big Value Association (BDVA) e a International Data Spaces Association (IDSA) unem forças para impulsionar a adoção de espaços de dados em toda a Europa e além.

A nova colaboração, chamada de Data Spaces Business Alliance (DSBA), é a primeira iniciativa desse tipo, reunindo os participantes da indústria necessários para concretizar um futuro orientado para que organizações e indivíduos possam desbloquear o valor total dos seus dados.

A Aliança terá uma abordagem proativa para garantir que os espaços de dados se tornem uma realidade e trabalhará em conjunto em três áreas principais:

  1. Tecnologia e arquitetura: A Alliance define um modelo de referência comum, baseado em arquiteturas e modelos existentes, alavancando os esforços de cada um em infraestrutura e implementações;
  2. Suporte: A Alliance auxilia as organizações e espaços de dados existentes, combinando as suas ferramentas, recursos e experiência de forma focada;
  3. Identificação e caracterização: A Aliança estabelece um ‘Data Spaces Radar’ para explorar ativamente os espaços de dados em potencial.

O uso de dados tornou-se essencial para a tomada de decisões e para a automação de processos nos setores público e privado e, mais do que nunca, a partilha de dados está a tornar-se cada vez mais importante e oferece inúmeros benefícios.

Mais informações disponíveis aqui.

Notícias recentes

Próximos eventos

No event found!