Núcleo Fundador

O Azores Digital Innovation Hub foi constituído através da assinatura de um Acordo de Parceria entre os constituintes do Núcleo Fundador no sentido de dotar este Pólo de competências que lhe permita desempenhar um papel ímpar na digitalização da economia, colocando a transformação digital no centro da competitividade empresarial dos Açores.

A Associação NONAGON, entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, impulsiona a transformação digital, estimula a inovação e a digitalização da economia através da coordenação do Azores Digital Innovation Hub.
O NONAGON, através da infraestrutura existente e de acordo com os seus objetivos estratégicos, é a entidade com maior potencial para ancorar atividades baseadas em conhecimento digital e tecnológico nos Açores.

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) coordena e gere recursos financeiros para investigação científica e desenvolvimento tecnológico, provenientes de programas regionais, europeus e internacionais, promove e apoia unidades de desenvolvimento científico e suas respetivas atividades e ações, fomenta o melhoramento tecnológico da sociedade da informação e da literacia regional, e apoia a sinergia entre a inovação digital e a investigação.
O conjunto de valências, ligações e know-how que o FRCT detém ao nível do apoio a iniciativas empreendedoras em áreas de referência de aplicação de tecnologias confere-lhe distinta relevância no contexto científico e tecnológico dos Açores.

O Observatório do Turismo dos Açores (OTA) tem por missão acompanhar o desenvolvimento da atividade turística nos Açores e promover a investigação científica em parceria com universidades, associações empresariais e de desenvolvimento regional e local. Divulga informação sobre a atividade turística dentro e fora da Região, incluindo as principais tendências do turismo, junto de todos os parceiros regionais e estabelece parcerias com organismos nacionais e internacionais com atuação na área do turismo.
O OTA pretende igualmente incentivar a utilização de novas tecnologias e a adoção de políticas de turismo sustentável, tendo em vista aumentar a competitividade do destino turístico Açores.

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), é uma associação empresarial que dispõe de capacidade técnica e know-how para desenvolver atividades e serviços de apoio às empresas, com realce para as áreas da inovação, empreendedorismo e de cooperação em projetos com entidades públicas e privadas, visando fortalecer o tecido empresarial regional.
A CCIPD através da rede EEN - Enterprise Europe Network, disponibiliza serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial, de suporte para a inovação empresarial, de acesso a novos mercados e de informação sobre financiamento para as empresas.

A Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) é uma instituição que dedica uma especial atenção à inovação tecnológica, promovendo soluções de novas tecnologias no mercado, sendo pioneira na formação profissional em áreas tecnológicas de ponta para jovens profissionais ou para quadros técnicos altamente qualificados.

A Universidade dos Açores tem por objeto a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber, da ciência e da tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental, da extensão cultural e da prestação de serviços à comunidade.
A UAc pretende reforçar a ligação a entidades do setor empresarial, possuindo recursos e competências comprovadas para o desenvolvimento de projetos de investigação científica e tecnológica de interesse empresarial.